quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A via crucis dos pernambucanos!

Os clubes de futebol de Pernambuco não são mais os mesmos. Parece que a crise mundial também afetou a desenvoltura de times tradicionais deste estado, a exemplo do Sport e do Náutico. Já não cito nem mais o Santa Cruz, pois esse, apesar de ter uma das maiores torcidas da região Nordeste, a tempos que não faz nada que os orgulhe. É verdadeiramente uma agremiação fora de série. No momento, não está em série nenhuma. Só se classificará para a D se terminar em uma boa colocação no estadual.

Mas, voltando a falar de Alvirrubros e Rubro-negros, se não bastasse a queda para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, o elenco desses dois times vêm deixando os seus torcedores e imprensa local com a pulga atrás da orelha. Apesar de serem os dois primeiros colocados do estadual pernambucano, Sport (1º) e Náutico (2º), não estão convencendo. Mesmo quando vencem, pode-se dizer que é mais por demérito do oponente, do que por qualidades próprias. Logo se imagina que o Campeonato Pernambucano está nivelado por baixo.

Haja vista o que aconteceu na rodada deste final de semana. Atuando em casa, no Estádio dos Aflitos, o Timbú (Náutico) conseguiu a façanha de perder para o Porto (de virada por 2 a 1), que é apenas o sétimo colocado. Já o Leão da Ilha (Sport) se saiu um pouco melhor. Empatou, fora de casa (Garanhuns) com o Sete de Setembro por 2 a 2. Destaque para o bonito gol do atacante Jardel, em favor dos afitriões.

A má qualidade das equipes que compõem o Campeonato Pernambucano em nada vai contribuir para Náutico e Sport, que precisam fazer bons times, caso queiram subir para a primeira divisão do nacional, ano que vem. A Série B já provou ser uma competição difícil. E até mesmo cruel para quem não se prepara. Fluminense (RJ), Bahia (BA) e Vitória (BA) já foram rebaixados para a Série C.

Enfim, o futebol de pernambuco, Campeão Brasileiro com o Sport (1987), e de tantas glórias com o Náutico, na década de 60, não é mais o mesmo. Sábado que vem tem Sport e Náutico se enfrentando. Qual será o resultado? Muitos diriam um empate, devido aos recentes resultados. O problema é que o Alvirrubro, nos últimos anos, costuma perder para o Leão da Ilha.

A via crucis, seja de quem for, continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário