As informações repassadas pelo departamento de preparação física do Santos, em relação ao atacante Robinho, sobre o fato dele estar dois quilos acima do peso, e sem o ritmo ideal, deixam no ar a seguinte dúvida: a preparação física adotada pelos principais clubes do futebol europeu está em um patamar abaixo do que vem sendo feito no Brasil?
Afinal, a nova temporada dos principais campeonatos disputados no "Velho Continente" já vem sendo desenvolvida há alguns meses. E mesmo assim, como um jogador que vinha sendo relacionado para boa parte dos jogos pelo Manchester City não está em uma boa condição física?
Será que isso explica o fato de Robinho vir em decadência na Inglaterra? Como se sabe, ele depende e muito da boa condição de física para render bem nos jogos. Dribles em velocidade e arracandas em direção ao gol do adversário, sem falar nas tradicionais pedaladas não podem ser feitas sem um bom preparo físico.
No meu entendimento, o Robinho era para estar pronto para o jogo desse meio de semana, quando o Santos vai enfrentar o Santo André, amanhã. Isso porque, quando um atleta que atua na Europa é convocado para jogar pela Seleção Brasileira imaginá-se que ele esteja no mesmo ritmo que os demais que atuam no Brasil.
É comum em algumas situações a imprensa esportiva brasileira comentar que na Europa o enfoque do trabalho de preparação física é diferente do que é praticado em solo nacional. Se isso é realmente verdade, parabéns para os nossos preparadores. Em muitos casos, esses profissionais não recebem o espaço devido na mídia nacional.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário