terça-feira, 30 de março de 2010

A receita do sucesso para o Vasco

Para que o time do Vasco da Gama seja o campeão carioca dessa temporada só resta uma coisa a fazer. Um principal caminho a ser percorrido: o da raça. A vitória contra o Fluminense, nitidamente uma equipe que possui mais jogadores de nível técnico e tático, foi conseguida por esse importante motivo.

É lógico que a volta de Carlos Alberto e Phillipe Coutinho, por exemplo, também contribuíram para isso. Mas, só esses dois atletas não resolvem tudo sozinho. Durante o clássico, foram poucas as vezes que o sistema ofensivo do Flu conseguiu penetrar na defesa vascaína. E isso não aconteceu porque o interino treinador Gaúcho descobriu uma nova fórmula de marcação. Ou porque o zagueiro Fernando não estevem em campo.

Simplesmente a marcação começou pelos homens do ataque. Quando não se tem um bom padrão defensivo, ou bons zagueiros, uma solução para se evitar o ataque do oponente é a sua marcação começar pelo seu próprio ataque. Talvez esse tenha sido o principal mérito do Gaúcho; fazer com que os seus, agora comandados, fizessem isso por ele e pela torcida.

Não quero dizer que o Vasco tem o pior elenco entre os quatro grandes. Mas, também assumo que Fluminense e Flamengo, no momento têm um padrão de jogo definido e mais atletas que no individual podem resolver uma partida. Vasco e Botafogo correm por fora. É por isso que o futebol é empolgante. Pois, mesmo assim, quem garante que Flu e Fla farão a final.

Ainda sobre o Vasco, é como se tivessem ressussitado um gigante. Se o Flamengo perdesse para o América, dificilmente a equipe de São Januário se classificaria. Ainda bem que a ética foi colocada em primeiro lugar pelos jogadores do Rubro-negro. Assim como aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro passado. O Grêmio fez jogo duro e por pouco não deu o título ao Internacional.

A receita está dada. Raça, disposição e vontade de vencer era o que faltavam ao Vasco. Esses três ingredientes sem dúvida alguma equilibrarão o desequilíbrio técnico para a dupla Fla x Flu; como também o jogo áreo do Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário