quarta-feira, 23 de junho de 2010

Problema à frente

O que está acontecendo na Seleção Brasileira é algo extremamente preoculpante. Em diversos comentários que já fiz expus os vários problemas que podem acontecer durante a estada do selecionado brasileiro na África do Sul devido a guerra declarada entre o técnico Dunga e alguns membros da imprensa nacional.

Está faltando bom senso em ambas as partes. Dunga tem o direito de querer reservar os jogadores e pelo que parece todos os atletas apóiam isso. Como também o técnico ter a palavra final sobre o que vai acontecer no dia-a-dia deles é o mínimo que alguém espera. Portanto, qualquer tipo de exclusividade para entrevista tem que passar por ele.

Dunga só erra quando não consegue ser diplomático ao lidar com essas coisas. Xingar jornalistas não vai ajudá-lo em nada. Até porque existesm interesses por trás disso tudo. Sendo assim, formadores de opinião que também representam interesses das empresas a quem servem podem tornar a vida do treinador em algo insurportável.

E nesse contexto é que mora o problema. Os jogadores terem a sua concentração abalada por causa de rusgas que nada têm a ver com eles. Isso já está acontecendo. Quando o Kaká é interpelado sobre tais questionamentos ele acaba se envolvendo. Sem falar na pressão que cada um desses atletas também sofre por parte dos seus patrocinadores individuais. Eles têm que aparecer nas câmeras para justificar as altas quantias que recebem.

É lógico que fatos como esse não podem ser deixados de lado pela imprensa. É o nosso papel fazer isso. Afinal, é de interesse público. A solução seria não deixar que tais acontecimentos surgissem. Desta forma, se eles não existem, não poderam ser comentados.

Apesar de não demonstrar um futebol brilhante, a Seleção Brasileira tem tudo para conquistar a Copa deste ano. Pela forma como atua, com um bom padrão tático, rápido contra-ataque e alguns jogadores que em determinadas situações resolvem individualmente, o Brasil é sem dúvida alguma um favorito paupável.

Também é verdade que os recentes problemas entre a comissão técnica e a imprensa poderão colocar tudo isso a perder. Tomara que eu esteja errado. Ou que tudo isso possar ser contornado da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário