domingo, 15 de maio de 2011

Injustiças do futebol

O que vem acontecendo com o brasileiro Leonardo, atual técnico da Inter de Milão, reflete bem isso que estamos falando. Questionado por muitos, por não ter ganho o Campeonato Italiano e não ter feito uma boa participação na Liga dos Campeões da Europa, o treinador é para muitos carta fora do baralho na próxima temporada milanesa.

Fazer uma comparação do atual trabalho do Leonardo com o que foi desenvolvido pelo treinador Mourinho, ano passado, é no mínimo um pouco demais. Primeiro de tudo é que o Mourinho, bem mais experiente, tem mais recursos como treinador do que o brasileiro. Isso não quer dizer que o Leonardo é ruim, apenas não tem tanta experiência; e sim futuro nessa profissão.

Outra coisa é que no ano passado, o time da Inter era bem melhor que o desse ano. Pensem comigo. A diretoria milanesa errou ao se desfazer de atleteas como o atacante Ballotelli e o meia Muntari. Veloses, eles eram uma espécie de válvula de escape para Mourinho quando o jogo não estava muito fácil.

Sem falar que o armador Sneider, cérebro da Inter, não conseguiu repetir nesta temporada tudo que ele fez no ano anterior. Em muitas partidas, o holandes carregou a Inter nas costas, trazendo resultados importantes para os italianos.

E ainda não podemos esquecer dos brasileiros Maicon e Lúcio, praticamente perfeitos antes da Copa do Mundo. O mesmo não se repetiu este ano. Assim como o atacante Milito, que ainda se recupera de uma contusão que o tirou de mais de 90% dos jogos deste ano.

Com tudo isso, podemos entender que a Inter da temporada passada é bem diferente da Inter deste ano, mesmo que ainda tenha praticamente os mesmos atletas. Mesmo assim, o Leonardo conseguiu comandar o time até o vice italiano e final da Copa local.

O Leonardo tem futuro como treinador. É inteligente e sabe ler bem a partida. Mas ainda lhe falta um pouco mais de coragem e rapidez para decidir na hora das substituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário